Foi realizada, na sede do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, a segunda etapa da campanha de doação de medula óssea do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). Participaram da ação 24 servidores da autarquia, lotados nos distritos e diretoria administrativa. O evento contou ainda com palestra ministrada pela voluntária Kátia Aguiar da Cunha e pela Coordenadora de Captação de Doadores do Hemoce, Valéria Vasconcelos; além da realização de cadastro e coleta, com a técnica de laboratório Ana Cláudia de Araújo Coelho. 

A primeira etapa da campanha no SAAE contou com a adesão de quinze colaboradores. Com a segunda etapa, o número de adesão passou para 39 servidores.

A assistente social do SAAE, Nayana Rios, também participou do momento, atuando na organização das atividades.

Cadastro e coleta

Para ser doador é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade, apresentar um documento de identificação oficial com foto, estar em bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante, não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Por fim, preenche uma ficha com dados pessoais e é coletada uma amostra de sangue que passará por testes posteriores em laboratório, com o objetivo de determinar as características genéticas. As informações obtidas são arquivadas no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea).

Facebook
YouTube