A Controladoria Geral do Município (CGM) realizou, no último dia 30/04, a primeira reunião deste ano da Rede de Controle Interno, que inclui representantes de todas as secretarias municipais. O Programa de Integridade da Prefeitura de Sobral foi a pauta do encontro, que ocorreu de forma virtual.

O Programa de Integridade, que foi lançado em janeiro de 2023, tem como principal objetivo estabelecer o conjunto de procedimentos internos de auditoria, buscando ampliar a conduta de integridade e ética nas ações do poder público municipal.

A reunião da Rede de Controle Interno foi aberta por Cezar Pinheiro, controlador geral do município, que apresentou considerações e resultados dos diagnósticos de integridade dos órgãos e autarquias municipais.

Ele destacou que o programa está em curso, bem como a importância do envolvimento dos membros da Rede Municipal de Controle Interno para fins de auxílio à continuidade do projeto.

O Programa, que abrange todas as secretarias municipais, busca a integração de mecanismos organizacionais, com foco na gestão de riscos e nos controles internos.

A execução do Programa de Integridade inclui áreas como: planejamento estratégico; mapeamento e a padronização de processos; gestão de riscos; controles internos para a prevenção, detecção e saneamento de ineficiências e irregularidades; aplicação do Código de Ética do Servidor Público; transparência pública e estratégias de monitoramento.

Cezar Pinheiro informou ainda que, ao longo deste ano, ocorrerão pelo menos mais três encontros da Rede, conforme definido em portaria expedida pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM).