Estudantes da rede pública municipal de Sobral garantiram 33 medalhas de bronze na 3ª fase da V Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG). Os medalhistas são alunos de seis escolas: Escola Raul Monte (12 medalhas), Escola Antônio Custodio de Azevedo (9 medalhas), Escola Maria José Santos Ferreira Gomes (3), Escola Deputado Francisco Monte (3), Escola Trajano de Medeiros (3) e o Colégio Sobralense de Tempo Integral Maria Dorilene Arruda Aragão (3).
Neste ano, a rede apresentou crescimento de quase 83% no número de medalhistas em relação ao ano de 2018, quando os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental conquistaram 18 medalhas de bronze. Nas duas primeiras fases da competição, as provas contavam com 20 questões de múltipla escolha e tarefas e foram realizadas numa plataforma on-line ao longo de uma semana, assim como na 3ª fase que contou com 10 questões.
Ao todo, 129 estudantes de 24 escolas municipais de Sobral participaram da competição. O objetivo da Olimpíada Brasileira Geo-Brasil é promover o estudo das Ciências da Terra e de Geografia, estimular a convivência entre estudantes e professores, a prática de procedimentos científicos na solução de problemas, o incentivo ao estudo diligente e a interação entre os participantes.
Equipes Premiadas (ordem alfabética)
Constelação RM - Escola Raul Monte (sede – Alto da Brasília)
Cosmos RM - Escola Raul Monte (sede – Alto da Brasília)
Expedições Geográficas - Escola Antônio Custódio de Azevedo (Distrito Aprazível)
Geo#Grafando - Escola Maria José Santos Ferreira Gomes (sede – Dom José)
Geocrazy - Escola Antônio Custódio de Azevedo (Distrito Aprazível)
Geoloucos Chico Monte - Escola Deputado Francisco Monte (Distrito Taperuaba)
Geopoligonatos - Escola Antônio Custódio de Azevedo (Distrito Aprazível)
Hélios - Escola Trajano de Medeiros (Sede - Alto da Expectativa)
Interligados - Escola Raul Monte (sede – Alto da Brasília)
Peripatéticos da Geografia - CSTI Maria Dorilene Arruda Aragão (sede - Santo Antônio)
Tríplice RM - Escola Raul Monte (sede – Alto da Brasília)