A primeira-dama do estado do Ceará e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome, Lia de Freitas, esteve em Sobral no último sábado (11/05), para realizar uma roda de conversa com representações das cozinhas solidárias do Programa Ceará sem Fome de Sobral e de municípios da região.

O encontro foi realizado no Centro de Treinamento de Sobral Dom Aldo Pagotto (Cetreso) e contou com a participação da secretária em exercício dos Direitos Humanos e da Assistência Social, Emanuelle Carneiro, do bispo diocesano José Luiz Gomes de Vasconcelos, da vereadora de Santana do Acaraú, Betânia Andrade, e da equipe da Cáritas Diocesana de Sobral, unidade gestora do programa Ceará sem Fome na região.

A reunião teve como objetivo ouvir demandas de melhorias das cozinhas solidárias. Além de ofertar os alimentos para preparo, o Estado paga ainda uma ajuda de custo aos responsáveis pelas cozinhas e algumas contam também com trabalhadores voluntários. Em Sobral, são 18 unidades do programa servindo 1800 refeições por dia para famílias que estão em situação de insegurança alimentar.

"Em todo o estado, hoje, são 1070 cozinhas, levando refeições a mais de 110 mil pessoas por meio do Programa Ceará sem Fome. São mais de dois estádios do Castelão cheios. Vocês têm noção do trabalho que estão fazendo pelo Ceará? Estou muito orgulhosa desse trabalho", afirmou a primeira-dama.

Estiveram presentes representações de cozinhas solidárias de Santana do Acaraú, Forquilha e Groaíras. A Cáritas entregou à primeira-dama, ao final do encontro, uma cesta com produtos da agricultura familiar da região.

Ceará sem Fome

O Ceará sem Fome tem duas frentes: as cozinhas solidárias e um cartão alimentação no valor de R$ 300 para famílias em situação de vulnerabilidade social. Em Sobral, são 455 famílias beneficiadas com o cartão, além das que recebem refeições prontas.

Facebook
YouTube