A secretária da Cultura e Turismo, Simone Passos, esteve, na última quarta-feira (08/09), em reunião com o secretário executivo do Planejamento e Gestão Interna da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), Luciano Arruda. Na pauta, a inserção de possíveis rotas turísticas de Sobral nos principais destinos do estado. No final de setembro, a equipe da Setur estará no município para uma visita técnica.
Na ocasião, foram apresentadas as potencialidades turísticas de Sobral, por sua localização estratégica entre a Serra da Ibiapaba e grandes centros litorâneos como Camocim e Jericoacoara, além da diversidade de possibilidades turísticas em mais de uma categoria.
A apresentação contou também com as rotas culturais e museológicas, assim como os percursos dentro do ecoturismo e turismo acadêmico, pela presença de sítios arqueológicos, parques de conservação e do complexo da Praça do Patrocínio, que ficou marcado pela história de Sobral como local onde foi comprovada a Teoria da Relatividade de Einstein.
A parceria com o Governo do Estado é um complemento aos esforços que o município realiza para estabelecer Sobral como um destino turístico, como falou o coordenador de Patrimônio Cultural, Memória e Museologia, Edilberto Florêncio. “A aproximação e o diálogo com a Setur vem fortalecer e consolidar Sobral como polo entre as rotas que o próprio governo do estado já oferece para o público que visita o Ceará”, explicou.
Após o momento de diálogo, a equipe técnica da Setur agendou uma visita a Sobral para conhecer e estudar as rotas apresentadas. A chegada está prevista para o dia 22 de setembro.
Também participaram da visita os coordenadores da Secult: Neycikele Sotero (Artes, Cultura e Cidadania) e Edilberto Florêncio (Patrimônio Cultural, Memória e Museologia); e Vando Mesquita, técnico da Setur.