O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sobral analisa a viabilidade técnica de interligações ou ampliações no sistema de abastecimento de água por intermédio de estudos de modelagem hidráulica. O estudo, realizado pela Gerência de Cadastro e Georreferenciamento, consiste no uso de software que simula o comportamento hidráulico do sistema, analisando parâmetros de pressão e perdas de carga.
Um dos processos em elaboração é o estudo hidráulico da adutora da Serra do Rosário. Em parceria com a equipe técnica da Secretaria da Infraestrutura, o objetivo do estudo é propor a solução tecnicamente mais adequada para as futuras interligações das redes das localidades ao sistema de adução.
“Este tipo de estudo é fundamental, pois permite tomar decisões com maior celeridade mediante a criação de cenários no computador. O modelo gerado garante que a proposta escolhida implicará a realidade dos parâmetros hidráulicos de funcionamento”, pontuou Lívia Albuquerque, gerente de Cadastro e Georreferenciamento do Saae.