O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE), realizou, no período de 1º de janeiro a 31 de julho deste ano, 12.119 desobstruções na rede de esgoto e caixas de inspeção. A autarquia municipal disponibiliza três equipes dedicadas exclusivamente para estes procedimentos, com a utilização de equipamentos de hidrojateamento e sucção, bem como veículos de apoio.
O SAAE tem se empenhado para monitorar e atuar em todas as ocorrências, mas reforça que a colaboração da população é importante para evitar vazamentos, mau cheiro e retorno de dejetos às residências, o que pode causar prejuízos materiais, transtornos e doenças. Os problemas de entupimento e retorno de esgoto se agravam, principalmente, nos períodos de chuvas.
Todos os dias os servidores do SAAE retiram grande quantidade de lixo e materiais inadequados lançados na rede de esgoto. São brinquedos, roupas, papel higiênico, restos de alimentos, absorventes íntimos, preservativos, sacolas e plásticos em geral, bem como tijolos e resíduos de obra civil. A autarquia também chama a atenção para o descarte de animais mortos nos poços de visita.
A grande quantidade de óleo de cozinha é outro agravante, pois em contato com determinados produtos, transforma-se em pedaços de sabão que obstruem os encanamentos. O uso correto da rede de esgoto é fundamental na promoção da saúde e na preservação do meio ambiente.
Para qualquer reclamação ou solicitação, o SAAE orienta aos moradores que entrem em contato pelos canais de atendimento: 0800.283.0195/(88) 3677-9130 ou pelo site www.saaesobral.com.br.