Para aprimorar o atendimento à população sobralense, profissionais da rede municipal de saúde que atuam em grupos de práticas corporais, com ênfase nos profissionais de Educação Física, se reuniram, no último sábado (28/05), para uma manhã de formação prática e troca de experiências nos diversos setores da saúde municipal.
Aproximadamente 20 profissionais participaram do momento, que contou também com a participação de fisioterapeutas e nutricionistas que trabalham nos Centros de Saúde da Família, atuando nos grupos de práticas corporais por meio do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), residência multiprofissional, Academias da Saúde e rede de saúde mental municipal, nos Centros de Atenção Psicossociais (Caps), entre outros equipamentos.
De acordo com o preceptor de Educação Física da Residência Multiprofissional de Saúde da Família, Manoel Artur, esse tipo de encontro é pensado devido à pluralidade dos serviços oferecidos pelos profissionais e as diversas vivências que os territórios propiciam. “Encontramos realidades diferentes em cada serviço e território que atuamos e nunca estamos em apenas um território ou serviço. E o Sarau é o momento de ensinarmos uns aos outros o que pudemos aprender e adaptar como, a aula de dança sentada para grupos de idosos ou pessoas com mobilidade reduzida”, explicou Artur.
O encontro foi dividido em blocos, que trabalharam desde exercícios aeróbicos, danças, treinamento funcional, body combat, atividades lúdicas e jogos infantis como o popular “carimba” para crianças, posturas e meditação. As profissionais de Educação Física Lidiane Almeida e Clarice Lima, que atuam na rede de saúde mental de Sobral, também estiveram no encontro falando da importância da prática de atividades corporais e os benefícios da atividade física para a saúde mental.