A secretária dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas), Andrezza Coelho, participou, nesta quarta-feira (08/12), em Fortaleza, do I Encontro Estadual sobre o Programa Act, iniciativa do Governo do Ceará que trabalha a parentalidade positiva com famílias que tenham crianças na primeira infância.
Pela manhã, o evento teve palestra sobre o tema "Parentalidade positiva e prevenção de violência contra crianças como fator de proteção na primeira infância", proferida pelas professoras Maria Beatriz Linhares e Elisa Altafim, da Universidade de São Paulo (Usp/Ribeirão Preto).
Na ocasião, a secretária recebeu equipamentos para serem utilizados na execução do programa: um notebook, dois tablets, além de materiais pedagógicos.
Em Sobral, a metodologia do programa Act tem sido utilizada no acompanhamento das famílias beneficiárias dos programas Crescer Bem (municipal) e Cartão Mais Infância (estadual). Por meio de estímulos à parentalidade positiva, o programa visa fortalecer a função protetiva das famílias, orientando e estimulando-as a utilizarem o diálogo com a criança, em substituição à educação baseada no medo e nos castigos.
Com a secretária Andrezza Coelho, participaram também o coordenador de programas e projetos da Sedhas e coordenador do Comitê Intersetorial pela Primeira Infância (CIPIS), João Campos, e o coordenador municipal do Programa Criança Feliz, Paulo Guimarães.