A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, divulgou, nesta segunda-feira (20/11), a programação em celebração à Semana da Consciência Negra. Com o objetivo de promover a reflexão sobre a importância da cultura afro-brasileira, a iniciativa busca proporcionar momentos de aprendizado, trocas culturais e valorização da diversidade.

Edilberto Florêncio, coordenador de Patrimônio Cultural, Memória e Museologia, comenta sobre a importância da programação: “A Semana da Consciência Negra é uma oportunidade para destacarmos e celebrarmos o legado e riqueza da cultura afro-brasileira. Queremos envolver a comunidade, promovendo uma reflexão coletiva sobre o legado ancestral dessa cultura e o respeito à diversidade”.

Entre as atividades planejadas, destacam-se oficinas de capoeira, cinedebate, exposições e manifestações culturais que evidenciam a contribuição significativa da comunidade negra para a construção da identidade brasileira. A programação visa não apenas reconhecer as raízes africanas presentes na sociedade, mas também promover o diálogo intercultural e o respeito à diversidade.

Confira a programação completa

20/11/2023 - (Segunda-feira)
RODA DE CAPOEIRA (Coletivo da Capoeira Sobralense)
18h30 - Boulevard do Arco

21/11/2023 - (Terça-feira)
OFICINA BRINCANDO DE CAPOEIRA
14h - Centro de Educação Infantil Ivonir Aguiar - (Facilitador Prof. Preto)

22/11/2023 - (Quarta-feira)

OFICINA BRINCANDO DE CAPOEIRA
09h30 - Centro de Educação Infantil Iracema Rodrigues Sampaio de Souza - (Facilitador Mestre Bob)

FILME TIM MAIA
19h - CINE FALB RANGEL (Casa da Cultura)

23/11/2023 - (Quinta-feira)

OFICINA BRINCANDO DE CAPOEIRA
14h - Centro de Educação Infantil Teresinha de Jesus Ponte Aragão - (Facilitador Prof. Preto)

CINEDEBATE - DOCUMENTÁRIO VOZES ALÉM DO SILÊNCIO - A FORÇA DO RAP NA VIDA NEGRA
19h - CINE FALB RANGEL (Casa da Cultura)

24/11/2023 - (Sexta-feira)

OFICINA BRINCANDO DE CAPOEIRA
14h - Centro de Educação Infantil Jean Torez Trindade Neto - (Facilitador: Formando Veia)

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO - A CIDADE É O RIO pelo coletivo KlangoPréa.
09h - Casa do capitão-Mor

24/11/2023 - (Sábado)

FILME - A PRINCESA E O SAPO
18h - CINE FALB RANGEL (Casa da Cultura)