A Secretaria da Educação de Sobral realizou, na manhã desta quinta-feira (06/06), a premiação dos vencedores da etapa municipal do Festival Prêmio Peteca 2023. O evento aconteceu na Brinquedoteca Municipal, no subsolo da Biblioteca Lustosa da Costa.

No total, foram premiados 32 projetos produzidos por 45 estudantes da rede pública municipal de ensino de Sobral nas modalidades conto, poesia, desenho e música. Os primeiros lugares irão representar Sobral na etapa estadual.

Os trabalhos vencedores foram avaliados pelos educadores sociais que compõem a Brinquedoteca do Didi. Foram considerados os critérios: originalidade, autenticidade e ineditismo dos trabalhos literários, artísticos e culturais.

“É importante que a criança e o adolescente aprendam a ler e escrever, e aprendam os conteúdos próprios da escola, principalmente que eles só irão aprender se estiverem na escola. Mas existe também a aprendizagem cidadã, que está para além dos conteúdos como Língua Portuguesa e Matemática, e o Projeto Peteca é um desses casos,” comentou a coordenadora da Educação Infantil de Sobral, Kathleen Arcanjo, representando o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.

Nesta edição, os participantes foram divididos em três grupos: grupo 1, formado por estudantes do 4º ano do ensino fundamental, com o tema “trabalho infantil”; grupo 2, com alunos de 6º e 7º anos do ensino fundamental, cujo tema foi “profissionalização do adolescente/aprendizagem profissional”; e grupo 3, com estudantes do 8º ano do ensino fundamental, que abordaram o tema “direitos da criança e do adolescente e segurança de saúde na escola”.

FESTIVAL PRÊMIO PETECA

O Festival Prêmio Peteca visa fomentar a participação de crianças, adolescentes e professores nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do combate ao trabalho infantil. O Prêmio Peteca reconhece e divulga os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos e professores, bem como a dedicação dos educadores e familiares dos estudantes envolvidos nas ações de prevenção à violação dos direitos de crianças e adolescentes.

Confira os premiados AQUI