Visando divulgar a aplicação do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), a Secretaria da Educação de Sobral realizou, na quarta-feira (03/11), no Centro de Educação a Distância, o III Seminário Pisa para Escolas. O evento contou com a participação de educadores, diretores e professores das escolas estaduais de Sobral.

O nosso objetivo é oferecer para as redes municipal e estadual um novo parâmetro e um novo desafio do ponto de vista da avaliação da qualidade educacional. Com a realização da avaliação pela terceira vez, poderemos mapear o quanto avançamos da primeira avaliação até a terceira”, explica o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.

No seminário, foram entregues certificados de honra ao mérito para as escolas estaduais que participaram do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) em 2019 com os seus resultados. O evento contou, ainda, com a palestra "O Pisa para Escolas no Brasil", ministrada pela professora Nilma Santos Fontanive, coordenadora do Centro de Avaliação da Fundação Cesgranrio.

“É importante esse momento da avaliação do Pisa para Sobral não só porque é uma avaliação internacional, mas porque esse tipo de avaliação celebra uma parceria muito forte entre Estado e Município. É um marco porque representa a terceira edição desse movimento que Sobral vem realizando ao longo dessa gestão”, afirmou o diretor-presidente da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional, Amaury Gomes.

PISA 2021

Em Sobral, 1.299 estudantes de 17 escolas públicas estaduais farão a avaliação, de 9 a 18 de novembro. Antes, no dia 5 de novembro, será aplicado um questionário simulado para os estudantes se familiarizarem com o estilo das questões que serão aplicadas na avaliação internacional.

“Hoje não se faz mais educação às escuras. A gente trabalha a partir de um resultado, do reconhecimento de esforços e a partir disso a gente constrói estratégias conjuntamente. Os diretores e coordenadores nas escolas estaduais aqui presentes mostram o compromisso que têm na continuidade do sucesso da educação de Sobral”, disse o articulador de Gestão da 6ª Crede - Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação, Tiago Teixeira.

Nesta quinta-feira (04/11), a Secretaria da Educação de Sobral, em parceria com a 6ª Crede, realizou uma aula motivacional para os estudantes das escolas estaduais por meio de webconferência, no Google Meet. A aula contou com a participação do professor Dr. Thomaz Veloso, que explicou para os estudantes o estilo de questões da prova do Pisa; além da orientadora educacional Conceição Aragão, que abordou as habilidades socioemocionais que serão requisitadas dos estudantes para a realização do exame.

Criado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Pisa avalia a forma como estudantes de 15 anos aplicam as habilidades e o conhecimento que têm em Leitura, Matemática e Ciências para resolver problemas em situações da vida real.

Facebook
YouTube