A Secretaria da Educação de Sobral realizará, de 7 a 29 de junho, a avaliação externa dos estudantes da rede municipal de ensino. Nesta terça-feira (05/06), foi realizada, no auditório da Prefeitura, uma formação para profissionais que aplicarão as avaliações. Ao todo, serão avaliados mais de 21 mil estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental de 44 escolas municipais, nas competências e habilidades em escrita, Língua Portuguesa e Matemática.
Por meio da avaliação externa, busca-se conhecer o que os alunos sabem e são capazes de fazer com relação à escrita, compreensão leitora e Matemática, considerando as condições em que a escolarização se processa. “O sucesso da aplicação da avaliação externa depende, fundamentalmente, da colaboração do aplicador seguir rigorosamente, de forma ética e profissional, todas as instruções da formação e do manual disponibilizado para eles”, explica a gerente da avaliação externa, Lúcia Balica.
As provas são elaboradas e aplicadas pela Coordenadoria de Desenvolvimento da Aprendizagem e da Gestão Pedagógica, que fornecerá para as escolas os resultados por turma e por aluno, em um sistema informatizado. Todos os estudantes do Ensino Fundamental das escolas municipais de Sobral fazem a avaliação duas vezes ao ano, ao final de cada semestre letivo.