Buscando aprimorar o cuidado oferecido aos pacientes que necessitam de órtese, prótese e meios auxiliares de locomoção (OPM) atendidos pelo Serviço de Apoio ao Cidadão Sobralense (Sacs), a Secretaria da Saúde de Sobral iniciou, no mês de agosto, um atendimento fisioterapêutico voltado para as necessidades específicas desses pacientes.
De acordo com a fisioterapeuta responsável pelo serviço de dispensação e concessão de OPM, Maria José Carvalho, foi observada uma necessidade dos usuários que se submeteram ao processo de amputação traumática terem um olhar diferenciado, tanto no atendimento quanto na preparação para o recebimento da prótese.
“Existe todo um processo no preparo e fortalecimento do coto para receber a prótese, como também na habilitação após o recebimento, por isso vimos que era necessário um atendimento qualificado para que o paciente aprendesse a conviver com o dispositivo”, explicou Maria José. “Esse serviço é de extrema importância pois devolve a funcionalidade e independência, fortalecendo sua reinserção social”, completou.
No primeiro mês, foram realizados aproximadamente 70 atendimentos, que são marcados através do sistema de regulação e acontecem no Centro de Reabilitação de Sobral. O serviço é um acompanhamento em várias sessões, a fim de garantir o melhor aproveitamento e adaptação do usuário à nova prótese.
Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde de Sobral
Jornalista responsável: Josivânia Brito
Contato: (88) 99719-6746
Texto: Jessyca Marques