A Triagem Neonatal Biológica (TNB), mais conhecida como Teste do Pezinho (TP), é um dos primeiros exames da vida de um bebê e um dos mais importantes. O teste é obrigatório no Brasil desde 1992 e tem o dia nacional comemorado em 6 de junho.

O objetivo da data é alertar a população sobre a importância da realização do exame, que detecta seis distúrbios e doenças em tempo para iniciar o tratamento adequado, minimizando os danos à saúde da criança.

Em Sobral, nos anos de 2021 e 2022 (até o mês de maio), foram realizados 3.980 testes.

O gerente da Estratégia Trevo de Quatro Folhas, Carlos Romualdo, ressalta a importância do teste. “O teste deve ser realizado entre o terceiro e quinto dia de vida, pois é nesse período que conseguimos diagnosticar mais doenças, porque muitas dessas doenças não apresentam sintomas. Por isso, a necessidade do teste com prontidão e tempo hábil.”

O exame oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Secretaria da Saúde de Sobral, detecta o hipotiroidismo congênito, hiperplasia congênita de supra renal, fenilcetonúria, fibrose cística, anemia falciforme e a deficiência da biotinidase. As doenças mais diagnosticadas no teste do pezinho são o hipotireoidismo congênito e a doença falciforme.

No município, a realização do teste pode ser feita em domicílio ou no Centro de Saúde da Família. Para realizá-lo, os responsáveis devem entrar em contato com a unidade do seu território e agendar o exame.

Facebook
YouTube