A secretaria da Saúde, por meio da coordenadoria de Atenção Especializada e gerência da Célula de Saúde da Mulher, iniciou na manhã desta sexta-feira (01/10), as atividades em alusão à campanha do Outubro Rosa.
A abertura teve início com a apresentação do grupo Choruarú, no Centro de Especialidades Médicas (CEM) Doutor Aristides Andrade. Na ocasião, foi realizado um momento de acolhida e serviço de maquiagem para as mulheres.
A gerente da Célula de Saúde da Mulher, Suelem Monteiro, relata que durante todo o mês de outubro haverá ações de promoção da Saúde da Mulher. “Estaremos realizando exames de prevenção de colo do útero em todas as unidades de saúde. Também teremos ações descentralizadas para que, além de trazer a promoção da saúde, a gente consiga trabalhar a prevenção de violências contra a mulher”.
Ao longo do mês, o tema será amplamente debatido nos serviços da rede municipal. A programação do Outubro Rosa contará também com o I Simpósio de Atenção à Saúde da Mulher de Sobral e serviços descentralizados.
CÂNCER DE MAMA
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima mais de 625 mil novos casos de câncer neste ano, no Brasil, entre os quais, 66 mil de mama. De acordo com a Agência Internacional para a Investigação do Câncer, da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2020 foram diagnosticados mais de 2,2 milhões casos de câncer de mama, 11,7% do total. O câncer de mama é uma doença silenciosa, sendo o tipo mais frequente entre as mulheres brasileiras.