A- A A+ |

A Secretaria da Saúde de Sobral, por meio da coordenadoria da Atenção Especializada, realiza de 25 a 29 de outubro, a Semana Sobralense de Prevenção ao Câncer Bucal. A campanha busca estimular ações preventivas e educativas sobre o autoexame e os exames de detecção precoce do câncer bucal com profissionais da rede municipal de saúde.

A cerimônia de abertura, que será realizada nesta segunda-feira (25/10), às 18h, acontecerá no auditório do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Vale do Acaraú. O evento contará com a presença da Secretária da Saúde de Sobral, Regina Carvalho, e representantes da odontologia do município.

Durante a semana, serão realizadas várias ações nos territórios com os dentistas que atuam no Centro de Saúde da Família (CSF). Entre as ações está a capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) com o objetivo de orientar e identificar possíveis lesões de câncer bucal, além de rodas de conversa nas salas de espera.

Na terça-feira (26/10), os dentistas do município de Sobral passarão por capacitação, com professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) onde eles irão aprender a identificar lesões e encaminhar o paciente corretamente, dependendo de cada caso.

Um dos fatores de risco mais prevalentes ao câncer bucal é a exposição ao sol. Em uma localidade, no distrito de Bonfim, onde há muitas pessoas que trabalham na área rural e haverá intervenção com avaliação da cavidade oral, aferição de pressão, verificação de glicemia e educação em saúde.

Na sexta-feira (29/10), será o Dia D da campanha, onde todos os 37 CSFs estarão atendendo pessoas de 40 anos ou mais, pessoas com lesões na cavidade oral de difícil cicatrização, que fumam, bebem e ficam muito expostos ao sol.

Para a coordenadora da Atenção Especializada, Tamires Félix, é importante que as pessoas façam o autoexame da região da boca para detectar alguma alteração, e realizem a consulta para uma avaliação mais detalhada.

A Semana Sobralense de Prevenção ao Câncer Bucal é uma parceria entre Secretaria da Saúde, Conselho Regional de Odontologia, Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia e Universidade Federal do Ceará.

Instagram
YouTube