A Coordenadoria da Atenção Primária de Sobral, por meio do Centro de Saúde da Família (CSF) do bairro Sinhá Sabóia e do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), esteve, na última quinta-feira (31/03), na empresa Dínamo Engenharia em uma ação educativa com a proposta de promover bem-estar, segurança e, motivação do trabalhador, por meio do incentivo e apoio às práticas de alimentação saudável no ambiente de trabalho, com a participação de 24 colaboradores.
De acordo com a nutricionista do Nasf, Fernanda Magalhães, quando mantemos hábitos de vida inadequados, como má alimentação e sedentarismo, por exemplo, associamos impactos negativos para nossa saúde. “Atualmente, vivenciamos mudanças no perfil epidemiológico e nutricional e o atual estilo de vida é para nós, enquanto profissionais de saúde, algo desafiador em vista do aumento da prevalência das doenças crônicas, como obesidade, hipertensão arterial, câncer, doenças cardíacas, diabetes, dentre outras. Por isso trazemos como pautas e discussões de cunho governamental ações que proporcionem melhoria para nossos indicadores de saúde e, consequentemente, na qualidade de vida da população”, esclareceu.
Desta forma, contextualizar sobre saúde envolve uma compreensão para além do bem-estar físico e mental, pois envolve a singularidade de cada sujeito, bem como sua relação com a família, a comunidade em que vive e sua condição socioeconômica e cultural.
A gerente do CSF Sinhá Saboia, Flora Lia, disse que houve debate sobre o consumo e risco de alimentos industrializados, uso excessivo de sal na alimentação. Também foram tratadas pautas como a saúde do homem e ações de prevenção. “Conseguimos também falar da importância da prática das atividades físicas e realizar, de modo geral, uma aproximação do público com o sistema de saúde”.
Flora Lia destacou que o CSF sempre busca esse tipo de parceria com as empresas que estão no território, em busca de levar saúde para os trabalhadores. “Sabemos o quanto é importante essa aproximação, pois a saúde do trabalhador é fragilizada, a maioria dos serviços de saúde funcionam em horário comercial, ou seja, no mesmo horário em que ele está trabalhando. Somos sensíveis a essa causa e levamos os profissionais da unidade para dentro da empresa, principalmente em ações de orientação e educação, com o intuito de trabalhar de modo preventivo com esse público”, finalizou.
Também estiveram presentes a agente comunitária de saúde Renata Aragão, e o técnico em segurança do trabalho da Dínamo, Jonas Jorge. A ação aconteceu em alusão ao Dia da Saúde e Nutrição, que ocorreu na mesma data da atividade. A data tem como objetivo trazer uma compreensão sobre o papel da alimentação saudável na prevenção e tratamento de comorbidades, as quais implicam em agravos à saúde, caso não sejam devidamente cuidadas. A alimentação saudável não tem poder de cura, mas contribui no tratamento.