A Secretaria da Saúde de Sobral (SMS), por meio da célula de Saúde da Mulher, realizou, no primeiro mês de 2022, mais de mil mamografias em mutirões na sede e distritos. No total, 1.038 mulheres, entre 50 e 69 anos, foram atendidas em três pontos onde o serviço estava sendo disponibilizado. Durante o mês de fevereiro, as mamografias continuam sendo ofertadas por meio de uma parceria entre a Secretaria da Saúde e a empresa Medscam.
De acordo com a gerente da célula, Suelem Monteiro, os agendamentos são realizados por meio dos Centros de Saúde da Família (CSFs). “A porta de entrada para os serviços especializados é sempre a Atenção Básica, por meio dos CSFs, tanto para os mutirões que temos realizado, quanto para o agendamento normal dos exames de mamografia”. Suelem destaca ainda que, entre dezembro e janeiro, foram realizados 1.761 atendimentos.
A mamografia é um exame de raio-x realizado em um equipamento denominado mamógrafo. Por meio desse procedimento é possível detectar lesões benignas e cânceres em estágio ainda inicial, possibilitando a detecção de nódulos que não são descobertos durante o autoexame ou em consultas de rotina. A ação do mutirão contou com o apoio do Sindicato dos Calçadistas de Sobral e da empresa Medscam.