A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Saúde (SMS), promoverá, entre os dias 15 a 18 de maio (quarta-feira a sábado), a Semana da Luta Antimanicomial. Este evento, que já se tornou um marco na agenda da Reforma Psiquiátrica Municipal, visa não apenas dar visibilidade aos avanços alcançados, mas também destacar os desafios e o cotidiano dos usuários e trabalhadores dos equipamentos substitutivos ao Hospital Psiquiátrico.

A programação abrange uma série de atividades que vão desde manifestações artísticas e culturais até debates sobre protagonismo social, geração de renda e financiamento.

“A Semana da Luta Antimanicomial de Sobral não é apenas um evento, é um movimento ético-político para pautar sobre os direitos dos usuários, dos familiares e dos trabalhadores da Rede, que visa garantir o compromisso e o financiamento necessário para ampliar acesso, diversificar o cuidado e promover saúde e cidadania. Todos estão convidados a participar e contribuir”, enfatiza a coordenadora da Atenção Psicossocial, Bruna Kérsia.

As ações são resultados de um investimento coletivo de trabalhadores e usuários dos equipamentos de Saúde Mental de Sobral.