A servidora Maria Janaina Alves de Azevedo, da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, apresentou, nesta quarta-feira (31/10), na Unidade de Vigilância em Zoonoses do Município de Sobral, o projeto de “Observatório de Causas Externas do Ceará”, espaço intersetorial e interdisciplinar orientado para a análise de informações necessárias, relevantes e confiáveis sobre violência e lesões.

“O objetivo do Observatório é dispor de informação confiável e representativa sobre mortes e lesões por causas externas, em nível local, para subsidiar e orientar ações”, pontuou Janaina Alves, componente da equipe técnica do Observatório em nível estadual.

O Observatório está em processo de implantação e Sobral se encaixa nos critérios necessários para que o município seja inserido no projeto. São eles: a estratificação por macrorregiões do Estado do Ceará, objetivando aproximar-se da realidade do estado; maiores taxas de óbitos por causas externas ajustadas por faixa etária da macrorregião no período de 2006 a 2016; ter no mínimo 70 mil habitantes; e trânsito municipalizado.

“Segundo o Relatório Mundial sobre a Violência e Saúde, publicado em 2002 pela OMS, a violência é responsável por toda uma transformação nos hábitos e comportamentos sociais, na organização e arquitetura das cidades. Com esse observatório, o município estará ainda mais preparado para fortalecer os projetos e reduzir os diversos agravos”, afirmou o secretário da Saúde de Sobral, Gerardo Cristino.

A expectativa é de que o projeto traga impactos, além da área da saúde, na parte social, de direitos humanos e econômica, pois o município terá mais uma ferramenta para avaliar onde trabalhar a prevenção, reduzindo diretamente custos com internações causadas por violência ou acidentes de trânsito.

Facebook
YouTube