Na última terça-feira (05/12), a Secretaria da Saúde (SMS) deu início à campanha Dezembro Vermelho, por meio da Coordenadoria da Atenção Especializada e do Centro de Referência em Infectologia de Sobral (Cris). O evento de abertura, sediado na Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia, destacou a importância da conscientização sobre o HIV/Aids. A palestra magna foi conduzida pela médica Patrícia Rosa, e teve como tema "Os Desafios no Diagnóstico da Aids Avançada".

Durante a palestra, a médica infectologista abordou questões cruciais relacionadas ao diagnóstico tardio da Aids e os desafios enfrentados pelos profissionais de saúde nesse contexto. Sua apresentação trouxe reflexões valiosas acerca de estratégias aprimoradas para identificação precoce da doença.

Tamires Félix, coordenadora da Atenção Especializada, ressaltou a importância da iniciativa e da colaboração de todos os presentes. "A Campanha Dezembro Vermelho é fundamental para ampliar a conscientização sobre o HIV/Aids, sensibilizando a sociedade e promovendo ações que contribuam para a prevenção e o diagnóstico precoce da doença". Ela enfatizou o comprometimento da SMS em promover eventos que fortaleçam a rede de cuidados e educação sobre doenças infecciosas.

A SMS terá uma série de atividades ao longo do mês, incluindo ações de testagem rápida, palestras educativas e salas de espera. O objetivo é reforçar a importância da prevenção, combate ao estigma e apoio às pessoas que vivem com o vírus HIV. A campanha Dezembro Vermelho emerge como um marco na promoção da saúde e no enfrentamento do HIV/Aids, reforçando o compromisso da comunidade em prol da conscientização e da solidariedade.