A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Saúde e gerência de Imunização, está realizando diversas ações no município para intensificar a vacinação contra a febre amarela. A vacina é ofertada pelo SUS e pode ser tomada no Centro de Saúde da Família (CSF) mais próximo. Estão aptos para se vacinar pessoas entre 9 meses e 59 anos de idade.
De acordo com a gerente de Imunização, Mary Jane Linhares, além da vacinação nos CSFs, as equipes de imunização têm realizado ações externas em empresas, praças e órgãos públicos a fim de ampliar o alcance da população à vacina. “Ela (vacina) é o principal meio de prevenção contra a febre amarela, que é transmitida na área urbana principalmente pelo mosquito Aedes aegypti. O imunizante pode ser tomado 14 dias após a vacina contra Covid-19”, explicou.
A febre amarela é uma doença viral aguda, imunoprevenível, transmitida ao homem e a primatas não humanos (macacos), por meio da picada de mosquitos infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. Em áreas de mata, os principais vetores são os mosquitos Haemagogus e Sabethes. Já nas áreas urbanas, o vetor do vírus é o Aedes aegypti.
A maior frequência da febre amarela ocorre entre os meses de dezembro e maio, período com maior índice de chuvas, quando aumenta a proliferação do vetor, o que coincide ainda com maior atividade agrícola. Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema vacinal de apenas uma dose durante toda a vida. A pessoa que recebeu uma dose da vacina antes de completar cinco anos, está indicada a dose de reforço, independentemente da idade que tiver.