A Secretaria da Saúde, por meio da Célula de Saúde da Mulher, promoverá, nesta sexta-feira (19/11), uma ação de prevenção do câncer de colo do útero e mama para homens transexuais. A ação é alusiva à campanha Novembro Azul, que busca fortalecer a conscientização sobre os cuidados com a saúde masculina.
Na ocasião, serão realizadas orientações, consultas ginecológicas, com exame de citopatologia do colo uterino e avaliação clínica das mamas, no ambulatório de ginecologia do Centro de Especialidades Médicas (CEM), para homens transexuais de Sobral. O objetivo é alertar os homens, incluindo os que já passaram pela cirurgia de reafirmação de gênero, sobre a importância da realização de exames preventivos, em especial do câncer de mama e de colo do útero.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), foram estimados 2,3 milhões de casos novos de câncer de mama no mundo em 2020, o que representa 24,5% dos casos novos por câncer. É também a causa mais frequente de morte por câncer nessa população, com 684.996 óbitos estimados para 2021. Já o câncer de colo do útero é o quarto tipo de câncer mais comum no gênero, responsável por 311 mil óbitos por ano.