A Secretaria da Saúde, por meio da Coordenadoria da Atenção Psicossocial (COAPS) realizou, nesta quarta-feira (01/09), o I Passeio Ciclístico Todos pela Vida, em alusão ao Setembro Amarelo. O percurso, que iniciou no Bouvelard do Arco, finalizou no bairro Alto do Cristo.

A estátua do Cristo Redentor foi iluminada e permanecerá todo o mês de setembro com a cor amarela. O objetivo é chamar atenção da sociedade para a prevenção ao suicídio.

A atividade foi proposta pelos profissionais de educação física, buscando promover bem-estar, integração de pessoas e prevenir más condições de saúde mental.

O evento aconteceu em parceria com a Guarda Civil Municipal, Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (Secjel), Universidade Federal do Ceará (UFC), Faculdade Uninassau e empresa Totolec Show.

ÓBITOS POR SUICÍDIO

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio no mundo. Em termos numéricos, calcula-se, aproximadamente, o registro de um milhão de casos de óbitos por suicídio por ano em todo o mundo.

No Brasil, os casos passam de 12 mil, mas sabe-se que esse número é bem maior devido à subnotificação, que ainda é uma realidade. Desse total, cerca de 96,8% estão relacionados a transtornos mentais, como, por exemplo, depressão e transtorno bipolar.

Facebook
YouTube