Após a intensificação das ações de conscientização junto ao público feminino em relação à prevenção do câncer de mama, durante o Outubro Rosa, a Secretaria da Saúde realizou 747 mamografias no mês de dezembro de 2021, para um público de mulheres de 50 a 69 anos. O atendimento com a unidade móvel continuará neste mês, entre os dias 10 e 21 janeiro. As marcações ocorrem por meio dos Centros de Saúde da Família de cada território. 

De acordo com a gerente da célula de Saúde da Mulher, Suelem Monteiro, a ação tem como objetivo ofertar exames de mamografias e diagnosticar precocemente lesões cancerígenas, possibilitando o tratamento em tempo oportuno e garantindo melhor qualidade de vida para a população. “Nesse momento estamos atendendo ao público de 50 a 69, que é o prioritário de acordo com o Ministério da Saúde”, destacou ela. “As marcações devem ser realizadas no Centro de Saúde da Família no qual a pessoa é atendida, e posteriormente são encaminhadas para a célula de Saúde da Mulher. Além da unidade móvel, continuamos com a parceria com a clínica MedScan e com o Sindicato dos Calçadistas de Sobral”, disse a gerente. 

Durante o atendimento da unidade móvel, o equipamento ficará por duas semanas realizando consultas, sendo a primeira nos distritos e a segunda na sede. “Iniciaremos dia 10 de janeiro no CSF Taperuaba, onde atenderemos também pacientes de Bilheira; dia 11 no CSF Aracatiaçu; dia 12 no CSF Jaibara, atendendo também Aprazível, Torto e Rafael Arruda; dia 13 no CSF Jordão, ocasião em que será atendida a população de Baracho e São Francisco; e no dia 14 no CSF Caracará, que atenderá também Patos”, enumerou Suelem. 

Entre os dias 17 e 21 de janeiro, a unidade estará na sede do município onde passará pelos bairros Sinhá Saboia, Cidade Dr. José Euclides e Sumaré.  A unidade móvel também ficará entre os dias 20 e 21 de janeiro em frente ao Theatro São João, atendendo a população de todo o município. 

A mamografia é um exame de raio-x realizado em um equipamento denominado mamógrafo. Por meio desse procedimento é possível detectar lesões benignas e cânceres em estágio ainda inicial, possibilitando a detecção de nódulos que não são descobertos durante o autoexame ou em consultas de rotina. A ação conta com o apoio do Sindicato dos Calçadistas de Sobral e da empresa Medscam.

Facebook
YouTube