A Secretaria da Saúde de Sobral realizou, nesta quarta-feira (25/10), a cerimônia de conclusão do curso Técnico Saúde com Agente, na Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia. Mais de 400 agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate às Endemias (ACE) concluíram o curso.

A secretária da Saúde, Letícia Reichel, ressalta a importância e o quanto foi desafiador estudar mais de mil horas de aulas, conseguir dominar esse novo formato de aprendizagem (aulas virtuais), essa nova forma de saber. “A gestão está muito feliz e muito satisfeita em ter mais 400 profissionais com novos olhares, com novas vontades de fazer o SUS acontecer”, conclui.

O projeto Saúde com Agente, instituído pela portaria nº 3.241, de 7 de dezembro de 2020, é uma parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul com o Ministério da Saúde e com Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde para oferecimento de curso técnico em Agente Comunitário de Saúde, para os ACS, e curso técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, para os ACE.

A iniciativa, que visa melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da atenção primária aos brasileiros, também reforça a valorização dos agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas.