Na manhã desta quarta-feira (30/05), o Centro de Saúde da Família do Bairro CAIC reuniu 42 gestantes assistidas pela unidade para receber repelentes e orientações sobre o uso correto do produto, distribuído pela Secretaria da Saúde de Sobral, com o objetivo de reduzir os índices das arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como zika, dengue e febre chikungunya.

O município de Sobral irá disponibilizar 02 frascos de repelentes por mês para cada gestante. No total, o município irá distribuir, até o final de 2018, mais de 6 mil frascos. A ação é mais uma ferramenta que integra o conjunto de medidas que precisam ser tomadas em prol das mulheres na prevenção de agravos.

O coordenador da Assistência Farmacêutica de Sobral, Ajax Cardozo, frisou a importância do trabalho conjunto entre a Central de Abastecimento Farmacêutica (CAF) e a Atenção Primária na distribuição dos produtos. “Os profissionais da Atenção Básica conhecem como ninguém a realidade local, por isso, eles têm um papel fundamental na busca ativa dessas gestantes”, afirmou.

A Secretaria da Saúde alerta que a distribuição de repelentes não substitui a vistoria de rotina que deve ocorrer em todas as residências. “É preciso que as pessoas limpem o entorno de suas casas, quintais, calçadas, retirando qualquer recipiente que possa acumular água, por menor que seja, como os copos descartáveis, potes de margarina, garrafas, sacolas plásticas, casca de ovo e outros", disse a coordenadora da Vigilância em Saúde de Sobral, Francisca Escócio Leite Mendonça.

Facebook
YouTube