A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), em parceria com o Instituto Federal do Ceará (IFCE) e Guarda Municipal, realizou, nesta quinta-feira (07/02), uma pesquisa no setor de peixes do Mercado Público, para conferir a higienização das mãos dos manipuladores de alimentos.

Foi solicitado aos permissionários que lavassem bem as mãos e, após a higienização, realizadas análises microbiológicas. Durante a coleta de amostras, cada permissionário que participou da pesquisa assinou um termo de consentimento autorizando a realização da análise. A iniciativa é uma ação complementar ao treinamento de boas práticas de manipulação de alimentos.

O manipulador de alimentos é o principal protagonista para assegurar a qualidade do alimento e a execução correta da higienização das mãos diminui os riscos de contaminação.

A pesquisa foi realizada por uma aluna do curso de especialização de Gestão da Qualidade e Segurança dos Alimentos, do IFCE, que mostrou interesse na área após assistir uma palestra sobre "Gestão da qualidade", ministrada na instituição pela mestra em Tecnologia de Alimentos Renata Amanda.