Na última semana de outubro, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por meio do programa Cidade Empreendedora, finalizou o curso de desenvolvimento de novas peças para artesãos do distrito de Trapiá, na Associação Comunitária Fideralino Gomes Parente. O curso contou com carga horária de 40h e contemplou 14 artesãos da comunidade.

A qualificação objetivou o desenvolvimento de produtos artesanais com foco no resgate do bordado Rechilieu, técnica tradicional da região. Para o projeto, a equipe técnica realizou a valorização dessa cultura com o uso de tecidos de linhão em cores diferenciadas, tendo como referência uma cartela baseada nos tons característicos do pôr do sol no Sertão..

A ação valorizou também o sentimento de pertencimento local, por meio de referências visuais e culturais da localidade. “A ideia é fugir aos desenhos europeus fáceis de achar na internet para algo novo que traga a essência e brasilidade da comunidade. O cordel foi um dos elementos de inspiração que foi adaptado em desenhos para ser replicado nos produtos,” explica o consultor do curso, Érico Gondim.

Estão sendo destaques na produção da coleção que ainda está em fase final de montagem, caracterizada com produtos de modelagem simples para moda: blusas, saias envelopes, bolsas, chaveiros, jogos americanos, sousplats e almofadas.

Programa Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora é uma parceria da Prefeitura de Sobral, por meio da STDE, que tem como objetivo o fortalecimento de várias ações dentro da gestão pública, com foco na melhoria dos processos e do fomento ao empreendedorismo, inovação, artesanato, dentre outras áreas.

Outras informações: (88) 3614-2555

Assessoria de Comunicação da STDE
Jornalista responsável: Lyz Vasconcelos

Facebook
YouTube