A Secretaria dos Direitos Humanos e da Assistência Social (Sedhas), por meio do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop), iniciou, no último dia 5 de janeiro, a oferta de almoço em quentinhas para o público acompanhado pela unidade.

Com orientação do Núcleo da Segurança Alimentar e Nutricional da Coordenadoria da Assistência Social, a oferta das refeições de forma individual, que é feita por uma empresa terceirizada, visa melhorar a distribuição e evitar aglomerações na entrega, diminuindo assim os riscos de contágio pelo coronavírus. As refeições oferecidas levam em conta o valor nutricional, com opções que contemplam proteínas e saladas.

A medida também visa facilitar a logística de distribuição, já que a unidade funciona, provisoriamente, no espaço do antigo Restaurante Popular, enquanto fica pronta a sede do equipamento, que passa por uma requalificação.

Cerca de 40 refeições são oferecidas diariamente no almoço. Além de alimentação, o Centro Pop oferece banho, acompanhamento psicossocial por equipe multiprofissional, assistência sociojurídica, atividades socioeducativas e recreativas, encaminhamentos para políticas de saúde e documentação, dentre outros serviços. Uma equipe de abordagem social realiza trabalho de busca ativa, na rua, oferecendo apoio também aos usuários que não frequentam o serviço e articulando ações, quando necessário.

Outras unidades da Sedhas, tais como os Acolhimentos Institucionais para Pessoas em Situação de Rua e o Acolhimento de Crianças e Adolescentes também recebem as refeições em marmitas.

Facebook
YouTube