Na manhã desta quinta-feira (22/02), o secretário da Saúde de Sobral, Gerado Cristino, participou de uma audiência pública na Câmara de Vereadores para apresentar o relatório detalhado das ações referentes ao 3º quadrimestre de 2017 do Fundo Municipal de Saúde.

A abertura da solenidade ficou por conta do Grupo de Trabalho (GT) de arte e educação popular da escola de formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, que ofereceu aos presentes um momento de reflexão. Após a participação do GT, o Secretário da Saúde apresentou um vídeo sobre as obras concluídas e em andamento.

Em suas palavras, Gerardo Cristino falou do seu contentamento em está apresentando um relatório com números satisfatórios, mostrando um grande salto na melhoria da saúde pública do município. “Estou muito feliz, vencemos 2017 sem vivenciar nenhum grande problema, que gerasse grande distúrbio. Sabemos que a gestão mais complexa é a gestão da saúde, pois é essa gestão a responsável pela promoção, prevenção, cuidados e curas”, afirmou.

O coordenador administrativo financeiro da Secretaria da Saúde, Zezé Leal, iniciou as atividades apresentando o relatório detalhado das despesas do 3º quadrimestre de 2017. Em seguida foi a vez da coordenadora da Vigilância ao Sistema de Saúde, Regina Carvalho, que mostrou aos presentes as auditorias que foram realizadas pela coordenação e as que estão em fase de execução.

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Francisca Leite Mendonça Escócio, finalizou a apresentação mostrando os indicadores alcançados durante o ano de 2017. Em sua fala a coordenadora parabenizou a gestão pelos ótimos índices, mostrando um compromisso dos gestores com a saúde pública do município.

A audiência pública foi realizada em cumprimento à Lei Complementar Nº 141, de 13 de janeiro de 2012, que, em seu capítulo IV, artigo 36, orienta para que o gestor do SUS elabore relatório detalhado, dividido por quadrimestre com informações sobre montante e fonte dos recursos aplicados no período, auditorias realizadas ou em fase de execução no período e suas recomendações e determinações, além de oferta e produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e conveniada, comparando esses dados com os indicadores de saúde da população em seu âmbito de atuação.

Estiveram presentes no plenário o diretor técnico da Santa Casa, Cristiano Araújo, o secretário da Coreme/UFC-SCMS, Renaud Aguiar, vereadores, componentes do Conselho Municipal de Saúde, representantes dos Conselhos Locais de Saúde, gerentes e coordenadores da Secretaria da Saúde, além da comunidade.

Facebook
YouTube