O chefe do gabinete da Prefeitura de Sobral, David Duarte, recebeu, nesta quarta-feira (03/11), os secretários Carlos do Calisto (Conservação e Serviços Públicos), Ramom Carvalho (Planejamento e Gestão) e Marília Ferreira Lima (Urbanismo e Meio Ambiente) para uma reunião visando a criação de um grupo de trabalho permanente com a missão de acompanhar as ações relativas à coleta e adequada destinação dos resíduos sólidos produzidos no município.

Também participaram do encontro o superintendente da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), Erlânio Matoso, o secretário executivo do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral, Paulo Vasconcelos, além dos técnicos das secretarias ligadas ao tema.

Entre os assuntos discutidos, a expansão e o aprimoramento da coleta seletiva e a instalação das ilhas ecológicas, que receberão os materiais antes de serem levados para as Centrais Municipais de Reciclagem (CMR’s), onde serão separados, enfardados e pesados, e então repassados para indústrias.

Conforme David Duarte, a ação respeita a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (Lei nº 2.305), que entre suas determinações diz que os municípios devem implantar a coleta seletiva prioritariamente com a participação de associações de catadores. “Além das vantagens para o meio ambiente, a coleta irá diminuir os gastos do município com a CTR [Central de Tratamento de Resíduos], que ficará responsável apenas por materiais que não poderão ser reutilizados”, explicou o chefe do gabinete.

Facebook
YouTube