Na noite da última quarta-feira (06/04), o Theatro São João foi palco da aula inaugural da Escola de Artes de Sobral. A solenidade marcou o início das atividades letivas do programa, que proporcionará formações gratuitas em dança, música e teatro.
O momento foi carregado de emoção, celebração e conquistas para a comunidade artística sobralense e contou com uma programação cheia de apresentações de artistas locais nas referidas linguagens.
A secretária da Cultura e Turismo de Sobral, Simone Passos, se emocionou e reafirmou a grandeza da conquista para o setor da arte e da cultura sobralenses. “Eu estou muito feliz com esse momento. A caminhada até chegar aqui foi muito longa, mas nós temos uma equipe forte com um pensamento muito firme nesse bem que a arte pode fazer em nossas vidas”, pontuou.
O diretor-presidente do Instituto ECOA, Mendes Júnior, expressou muita alegria por iniciar oficialmente a Escola: “é com muita felicidade que recebemos professores e alunos para o início das atividades da Escola de Artes de Sobral. Um sonho que aos poucos vai se concretizando com a ajuda de todos, com a ajuda de artistas e dos servidores. Pra gente é motivo de orgulho, uma satisfação imensa”.
As atividades começaram com a apresentação do Coral Vozes de Sobral, grupo criado em 1998, vinculado à Escola de Música de Sobral que, atualmente, segue sob regência de Quésia Carvalho.
Representando a linguagem cênica do Teatro, a Cia Primeiro Ato apresentou o espetáculo "Eu por inteiro", no qual o ator Anderson Vasconcelos investiga as possibilidades e potencialidades de movimento de seu braço direito. “É para questionar o que é mesmo deficiência e levar cada a se perguntar qual é minha deficiência”, explica Anderson.
Também aconteceram apresentações de dança com companhia Marshall, grupo de danças urbanas de Sobral, com foco na identidade da periferia, do hip hop e das danças urbanas; e com a companhia Street Dance, grupo que realiza espetáculos de dança que propõe o diálogo com o contexto social em que os integrantes estão inseridos. O Grupo Angel’s, coletivo de arte dance, composto por cinco integrantes, fechou as apresentações de dança da noite.
ESCOLA DE ARTES DE SOBRAL
Os encontros formativos da Escola de Artes iniciam com os cursos de dança e teatro dia 8 de abril. Para a turma de dança, as aulas acontecerão durante as sextas-feiras e sábados na sede do Ecoa Sobral. O Theatro São João é o espaço anfitrião das formações em Teatro e recebe as aulas nas quartas, quintas e sextas-feiras. Já os percursos formativos de música seguem o calendário pedagógico da Escola de Música de Sobral Maestro José Wilson Brasil.