A Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas), por meio da Coordenadoria de Habitação, promoveu, na terça-terça (10/04), uma roda de conversa sobre os serviços das secretarias municipais que atuam no território do Ceará Pacífico, para planejamento de atividade intersetorial continuada na Escola Maria Dias Ibiapina, no bairro Cohab III. O objetivo é promover espaços de cuidado com os profissionais e alunos da comunidade escolar e atende à solicitação da Coordenação Pedagógica da instituição.
Participaram da roda de conversa profissionais do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Regina Justa e da Unidade de Gerenciamento de Projetos de Prevenção de Violências (UGPPV), que já atuam no território com o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e a prevenção a fatores de riscos sociais. São parceiros da ação o Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF) do território, a Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Saúde Mental, a Coordenadoria de Políticas sobre Drogas, o Programa Saúde na Escola e a Estação da Juventude.
Segundo a coordenadora da Habitação, Nara Mota, "inicialmente, a equipe pretende realizar uma ação de sensibilização e cuidado com os professores. Posteriormente, serão conduzidas ações socioeducativas com os alunos. Para isto, consideramos essencial a intervenção dos serviços de outras secretarias que estão contribuindo com a ação", afirmou.
A Escola Maria Dias, apesar de não fazer parte do território do Ceará Pacífico, recebe alunos de dois bairros contemplados: Cidade Dr. José Euclides e Nova Caiçara. "O planejamento é fruto de uma ação articulada entre os serviços que atuam no território, demandado pela necessidade da escola de promover ações de prevenção à violência", falou o coordenador de Gestão de Ações Territoriais da UGPPV, Gênesis Nunes.