Neste segundo dia de realização do seminário Educar pra Valer, o senador e ex-prefeito de Sobral, Cid Gomes, conversou com prefeitos participantes do evento sobre o início, na sua então gestão, da transformação da educação de Sobral.

Entre as ações, ele destacou a vontade política de “fazer acontecer uma nova educação” e a instauração do processo de meritocracia na seleção dos diretores e outros gestores escolares. Com o fim das indicações políticas, as escolas passaram a trabalhar tecnicamente, com profissionais qualificados.

O Educar Pra Valer é um programa da Associação Bem Comum, que conta com o apoio da Fundação Lemann, criado com o objetivo de colaborar na melhoria da qualidade da educação pública com boas práticas de gestão pública, partindo da ideia que a educação é um direito de todos e precisa ser de qualidade para cada aluno do Brasil.

O programa buscar conhecer práticas e experiências que deram certo, para aprender, se inspirar e apoiar outras escolas e realidades. Olhando para o sistema educacional de Sobral e as ações do Programa Alfabetização na Idade Certa, o Educar pra Valer traz aprendizados e trabalha junto com os municípios para melhorar seus resultados.

"A cidade de Sobral está fazendo uma revolução na educação do Brasil, que está muito ruim. Eu sou prefeito pela primeira vez da terceira maior cidade da Bahia, e ela nunca atingiu o IDEB [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica]. Nós ouvimos notícias que a Fundação Lemann, em parceria com a Prefeitura de Sobral, lançou o projeto Educar Para Valer. Nós estivemos aqui conhecendo e gostaria de dizer que Sobral faz a revolução. Aqui eu conheci figuras extraordinárias envolvidas em transformar a educação e os bons exemplos daqui nós queremos levar para a Bahia", afirmou Herzem Gusmão, prefeito de Vitória da Conquista (BA).

Participaram ainda do momento, no Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras, o prefeito Ivo Gomes e o coordenador geral do programa Educar pra Valer, Veveu Arruda, também ex-prefeito de Sobral.