Foi realizado, na tarde desta quarta-feira (13/12), o seminário "Ceará da Diversidade contra a LGBTfobia: construindo a cidadania LGBTI+ na superação do preconceito e da violência", no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

O evento, que é uma realização da Secretaria da Diversidade do Ceará, IFCE e Secretaria da Educação do Ceará, em parceria com a Prefeitura de Sobral, teve na mesa de abertura a secretária estadual da Diversidade, Mitchelle Meira, a secretária dos Direitos Humanos e da Assistência Social de Sobral, Andrezza Coelho, dentre outros servidores públicos e militantes LGBT+ de Sobral e de municípios vizinhos. Estavam na mesa também representações da Coordenadoria Regional do Desenvolvimento da Educação (CREDE 6) e do IFCE.

"Temos feito um esforço para interiorizar a política e reconhecemos a importância estratégica de Sobral na região. Por isso, estamos aqui para discutir o tema e vou falar também aqui de ações importantes que queremos construir junto com vocês para a região", destacou a secretária Mitchelle Meira, ao apresentar os serviços que vêm prestando na Sediv.

Após a mesa de abertura, aconteceu uma apresentação institucional com o secretário executivo da Diversidade, Narciso Júnior, e com Samilla Marques, coordenadora do Centro de Referência Thina Rodrigues, que apresentaram a estrutura da Sediv do estado, além de fluxos para a proteção e garantia dos direitos da comunidade LGBT+.

Encerrando o encontro, foi realizada uma mesa com Michel Abdalla, médico que atende a comunidade LGBT+ no Centro de Referência em Infectologia de Sobral (Cris); com Lua Teles, mulher trans, com deficiência e secretária-adjunta da Educação de São Luís do Curu; e com Márcio Half, vereador da comunidade LGBT+ em Apuiarés. As falas destacaram as consequências da LGBTfobia nas vidas das pessoas LGBT+, inclusive, as dificuldades de acesso ao serviço público.