Foi realizado, nesta quarta-feira (17/11), no auditório da Defensoria Pública do Ceará em Sobral, o seminário municipal sobre as políticas públicas para igualdade étnico-racial. O encontro foi parte integrante da programação da V Semana da Consciência Negra do município.

Com mediação da gerente de Articulação da Coordenadoria dos Direitos Humanos da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas), Noraney Alves Lima, o seminário teve três painéis de debate.

Apresentando o programa "Ceará Sem Racismo", do Governo do Estado, Mártir Silva, coordenadora Estadual da Promoção da Igualdade Racial, destacou a desigualdade e o racismo como construção histórica embasada no colonialismo e na escravidão. A pedagoga Janeide Coelho discorreu sobre "o racismo que nos afeta", destacando uma situação de racismo institucional vivenciada por seu filho, bem como as consequências do racismo na vida do povo negro. Concluindo a discussão, Rogers Saboia, do Núcleo da Diversidade Sexual (Sedhas), abriu o debate sobre preconceito contra a comunidade LGBT e o racismo, discutindo casos recentes de lgbtcídio em Sobral.

O seminário teve participação de servidores públicos da Sedhas, de representantes da comunidade acadêmica e de membros de organizações da sociedade civil.

A programação da V Semana da Consciência Negra é uma organização da Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas) e da Secretaria da Cultura e Turismo (Secult). O encerramento da semana será neste sábado (20/11), e contará com o show da resistência negra, na praça do Theatro São João.

Acesse a programação AQUI

Facebook
YouTube