Foi realizado, na manhã desta sexta-feira (05/11), no auditório do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), o Seminário Intersetorial de Promoção da Igualdade Étnico-racial. O evento foi organizado pelas secretarias dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas) e da Cultura e Turismo (Secult), com apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc).
A programação do seminário teve três painéis: o professor Marcos Fábio Alexandre, filósofo e doutor em educação, discorreu sobre a igualdade étnico-racial, a partir da filosofia. Já Nathália Stelita, da Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil (Copir/OAB), falou sobre racismo estrutural e sobre as diferenças entre ser branco e negro no Brasil, além de falar sobre como pessoas brancas podem combater o racismo.
O último painel contou com a fala do coordenador dos Direitos Humanos da Sedhas, Chiquinho Silva, que abordou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Coordenadoria, destacando o acompanhamento aos povos tradicionais (de terreiros, ciganos, quilombolas, dentre outros). Entre cada painel, a poetisa Laíze Martins, do Slam das Cumade, fez uma intervenção poética, refletindo a situação do racismo na sociedade.
"A luta pelos direitos humanos se dá no cotidiano: quando nós, como agentes públicos, assumimos uma postura respeitosa e inclusiva, incentivando o reconhecimento e empoderamento do povo negro, bem como o acesso às políticas públicas", destacou Chiquinho Silva.
Participaram servidores públicos da assistência social, direitos humanos, saúde, educação, cultura, acadêmicos e colaboradores do Sistema S (Sesc, Senai, Sesi e Senac). O evento serviu como momento de fortalecimento das discussões e construção da V Semana da Igualdade Racial de Sobral, que será realizada no período de 16 a 20 de novembro.