A Prefeitura de Sobral realizou, na sexta-feira (22/06), o seminário de encerramento da VIII Semana Municipal do Bebê, no auditório do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Com o tema “Cuidando de quem cuida do futuro”, a Semana do Bebê realizou mais de 200 atividades voltadas para a primeira infância, desde o dia 16 de maio, nos bairros e distritos de Sobral.

O seminário foi aberto com a apresentação cultural “Semeando o Futuro”, que abordou a importância de cuidar das crianças, encenada pelos educadores sociais da Brinquedoteca e da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege). Os presentes também assistiram uma palestra proferida pela doutora em Educação, Oralda de Souza, com o tema “Amor, cuidado e educação".

Durante a semana foram realizadas oficinas, rodas de conversas, puericultura coletiva, oficina de shantala, massoterapia, contação de história, caminhadas, apresentações teatrais e palestras sobre alimentação saudável, meio ambiente e o cuidado com a primeira infância nas escolas municipais, Centros de Educação Infantil, Centros de Saúde da Família (CSF) e Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

Instituída pela Lei Municipal nº 1.159/2012, a Semana do Bebê é uma importante estratégia de mobilização social em favor da primeira infância, apoiada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com o objetivo de tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos de idade prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

A oitava Semana do Bebê foi realizada pela Prefeitura de Sobral, sob a coordenação do gabinete da Vice-Prefeitura, por meio das secretarias da Educação; da Saúde; dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social; da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer; da Segurança e Cidadania; e da Autarquia Municipal do Meio Ambiente (AMA). Participaram ainda das ações a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); o Colégio Farias Brito e Colégio Luciano Feijão, com o apoio do Sistema Educacional SEFE/OPET; além da Aprender Editora e Editora Moderna.

Facebook
YouTube