Nesta quarta-feira (16/10), foi realizada uma reunião de alinhamento para o lançamento do novo sistema de emissão do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). O evento oficial de lançamento ocorrerá na quinta-feira (17/10), às 16h, no auditório da Prefeitura de Sobral.

Estiveram presentes na reunião a superintendente da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), Úrsula Nóbrega, o diretor de Licenciamento e Fiscalização da AMA, Guedes Cavalcante, o procurador-chefe da AMA, José Cláudio, além do secretário de Gestão (Seplag), Ramon Carvalho, e o coordenador de Modernização e Gestão da Seplag, Lailson Oliveira.

O novo sistema promete agilizar o processo de emissão e aprovação dos PGRS, que agora será automático, com a verificação das informações realizadas em seguida, garantindo maior eficiência. Segundo Guedes Cavalcante, diretor de Licenciamento e Fiscalização da AMA, essa modernização reduzirá a burocracia e acelerará o licenciamento ambiental. Outra vantagem do sistema é a eliminação da taxa de uso da plataforma, restando apenas a taxa de análise do PGRS, o que trará uma economia significativa para os requerentes.

O desenvolvimento do sistema teve início em janeiro de 2024 e foi realizado em parceria entre a equipe de fiscalização da AMA, a Prefeitura e a Seplag. A ferramenta permitirá a aprovação automática dos planos, exigindo do órgão ambiental um monitoramento contínuo para garantir a eficácia do processo.