Em parceria com a Vice-Governadoria do Ceará, a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas), realizou, de 29 de setembro a 1º de outubro, a formação para facilitadores de círculos de construção de paz. Os encontros ocorreram na sede do Instituto Federal do Ceará (IFCE), em Sobral, e teve a participação de 45 servidores da Sedhas e da Secretaria da Segurança Cidadã (Sesec).

"Minha satisfação é ver os círculos como política pública: os diretores das escolas estaduais estão fazendo, os professores. O círculo é uma metodologia simples, fácil de escuta ativa, de escuta qualificada, para que as pessoas sejam ouvidas com atenção", afirmou Cristiane Holanda, uma das facilitadoras, que atua na Coordenação de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz da Vice-Governadoria.

"Todo o processo fez surgir mudanças transformadoras: saio daqui hoje com uma concepção diferente de cultura de paz e com certeza, vou levar isso para a comunidade que atendemos", afirmou a coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Regina Justa, do bairro Vila União.

A secretária Andrezza Coelho (Sedhas) esteve com os servidores e facilitadores da formação, na manhã desta sexta-feira (01/10), ocasião em que destacou a potência dos círculos, uma metodologia que promove encontros em formato circular, garantindo aos participantes um ambiente acolhedor, com o objetivo de fortalecer vínculos, a construção de novas formas de se relacionar com os outros e consigo, na perspectiva de redução dos conflitos. Com o curso, a Sedhas visa capacitar seus servidores e também servidores de outras políticas municipais, contribuindo assim para a construção da cultura de paz.

Facebook
YouTube