O Colégio Sobralense de Tempo Integral Maria Dias Ibiapina sediou, de 23 a 25 de julho, o Curso de Mediação e Justiça Restaurativa, promovido pela Vice-Governadoria do Estado do Ceará, como parte das ações do “Pacto por um Ceará Pacífico”.

Participaram da capacitação servidores das secretarias da Educação e da Segurança e Cidadania, professores das escolas municipais, técnicos da 6ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) e das escolas estaduais, além de policiais da Unidade de Segurança (Uniseg) Sobral. O evento contou ainda com a presença do secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, e do coordenador da 6ª Crede, Daniel Costa.

O Curso de Mediação e Justiça Restaurativa contempla formas de comunicação, competências socioemocionais, além de técnicas e etapas da mediação, assim como do círculo de construção de paz. A expectativa é formar profissionais que passem a atuar como mediadores escolares. O curso é ministrado pela coordenadora de Práticas Restaurativas, Mediação Social e Cultura de Paz, Cristiane Holanda, e pela assessora técnica da Vice-Governadoria do Estado do Ceará, Caroline Rocha.

Foram ministrados os três primeiros módulos da capacitação. Durante as aulas, foram abordados quatro temas: justiça restaurativa e mudanças de paradigmas; janelas da disciplina social; pressupostos norteadores e fundamentação teórica dos processos circulares adotados por Kay Pranis; e elementos estruturais dos círculos de construção de paz.

Para auxiliar na interação dos participantes, também foram realizadas oficinas e exercícios de simulação de círculos de paz.