Em parceria com a Coordenação de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz (Compaz) do Governo do Ceará, a Prefeitura de Sobral está promovendo, nos dias 18, 19 e 22 de agosto, o curso de Mediação Narrativa Circular. Os encontros ocorrem na Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia (ESP-VS).
O público-alvo são servidores das unidades da Assistência Social, dos Direitos Humanos, da Unidade de Gerenciamento de Projetos de Prevenção de Violências (UGPPV), dos Conselhos Tutelares (Secretaria dos Direitos Humanos e da Assistência Social), além de servidores da Secretaria da Segurança Cidadã (Sesec).
“O curso de Mediação Circular Narrativa é uma oportunidade de reunir várias instituições, vários profissionais que lidam e que trabalham com a comunidade no sentido de trabalhar também as pessoas que buscam o consenso nos conflitos. Sobral é pioneiro no interior do Ceará em trazer mediação na prática comunitária, sempre trazendo referência, e pra mim, como mediadora, é a expansão da mediação”, afirma Lilia Gondim, facilitadora do curso.
“Para sermos mediadores de qualquer tipo de conflito, precisamos estar em paz conosco mesmos, temos que nos conhecer de verdade. É preciso agir com imparcialidade, passar confiança. Como estou cuidando do meu eu para cuidar do outro? Porque até então praticamos muito o falar, mas a escuta é mais necessária e praticamos pouco”, afirma Dorinha Malheiros, servidora da Coordenadoria dos Direitos Humanos da Sedhas.
Desenvolvido pela professora estadunidense Sara Cobb, esse método reconhece a importância da narrativa na construção dos conflitos. O objetivo é fazer com que os participantes dialoguem por meio dessas narrativas em que estão envolvidos, fazendo com que ambos possam ter uma visão de todo e não de parte do problema.