A Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas), por meio da Gerência de Proteção Social, e a Secretaria da Saúde, através da Coordenadoria de Políticas Sobre Drogas, visitaram, nessa segunda-feira (07/05), o contêiner do Projeto "Corre pra Vida" em Fortaleza, que atende pessoas em situação de rua. A visita às instalações é fruto da estratégia da secretaria de trabalhar ações do programa no município de Sobral.

O Programa "Corre Pra Vida" é uma iniciativa da Secretaria Especial de Políticas Sobre Drogas do Estado do Ceará e objetiva levar unidades de acolhimento para locais de grande aglomeração de pessoas em situação de rua. Nestas unidades, os usuários passam por atendimento inicial, orientações e cuidados com a saúde.

As secretarias municipais pretendem realizar ainda a formação continuada dos servidores da Sedhas, trabalhando a redução de danos, realização de trabalhos sociais para diminuir os impactos do uso de substâncias, apoio na superação da dependência química e prevenção de novas situações.

"São grandes os desafios de se trabalhar com a superação da dependência química e da violência, mas acreditamos que as ações articuladas e intersetoriais podem produzir bons frutos. Por isto, estamos construindo juntos com a Coordenadoria de Políticas Sobre Drogas uma alternativa a mais para apoiar as pessoas em situação de rua na superação das dependências e na construção de novas alternativas de vida", disse o secretário dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social, Júlio Alexandre.

Participaram ainda da visita em Fortaleza a gerente de Proteção Social Especial da Sedhas, Brígida Lima, o coordenador do Centro Pop de Sobral, Ricardo Silva, a coordenadora de Políticas Sobre Drogas, Claudine Aguiar, e o gerente da Coordenadoria de Políticas Sobre Drogas, Zezinho do Sumaré. Na ocasião, a equipe visitou também o Centro Pop de Fortaleza