A Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA) de Sobral, por meio da Gerência de Educação Ambiental, realizou, na terça-feira (30/01) uma capacitação voltada a servidores de diversas repartições públicas do município onde têm ilhas ecológicas instaladas.

Atualmente, Sobral conta com 38 ilhas ecológicas, estruturas metálicas distribuídas estrategicamente pela cidade para receber materiais recicláveis, tais como plástico (garrafas pet, sacos, potes, canos PVC, embalagens de produtos de limpeza doméstica e higiene pessoal), papel (cadernos, livros, jornais, embalagens, cartolinas), metal (latas de alumínio/aço, fios, cobre, ferragens, canos de metal, chapas) e vidro (garrafas, copos, frascos de perfumes).

Durante a capacitação, foi enfatizada a importância das ilhas ecológicas como parte integrante do sistema de coleta seletiva do município, além de serem fornecidas orientações sobre a necessidade de monitorá-las para garantir que sejam utilizadas corretamente, evitando a deposição de resíduos não recicláveis.

Os materiais recicláveis depositados nas ilhas são coletados pelos catadores associados, identificados por suas blusas distintivas e utilizando triciclos para a coleta porta a porta. Essa atividade ocorre nos bairros como Sinhá Saboia, Campo dos Velhos e Centro Comercial, em dias alternados à coleta realizada pelos caminhões de lixo. Todos os materiais coletados são destinados à Central Municipal de Reciclagem, onde se transformam em fonte de renda para os catadores credenciados e suas famílias.