Nos dias 3 e 4 de outubro, o auditório do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) sediou o Simpósio de Educação Ambiental, promovido em parceria com a Prefeitura de Sobral e a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA). O evento reuniu autoridades, acadêmicos e profissionais da área para debater desafios e soluções voltados para um futuro mais sustentável.

A cerimônia de abertura foi marcada pela composição da mesa de honra, que contou com a presença de figuras como a professora Joyce Mazza Nunes Aragão, coordenadora da especialização em Gestão Ambiental Pública, representando a UVA; Úrsula Nóbrega, superintendente da AMA e coordenadora da mesma especialização; Larissa Pedrosa de Oliveira, representante dos alunos da pós-graduação em Gestão Ambiental Pública; e o renomado ecologista e professor Genebaldo Freire Dias, principal palestrante do evento.

No discurso de boas-vindas, destacou-se o compromisso da UVA e da Prefeitura de Sobral com a formação de gestores públicos capacitados para enfrentar os desafios ambientais contemporâneos. A superintendente da AMA, Úrsula Nóbrega, enfatizou a importância da educação ambiental como uma ferramenta fundamental para a construção de uma sociedade mais consciente e responsável em relação ao meio ambiente.

A palestra principal foi ministrada pelo professor Genebaldo Freire Dias, uma referência nacional em Ecologia e Educação Ambiental, que trouxe reflexões profundas sobre a necessidade de ampliar a percepção ambiental e adotar práticas mais sustentáveis no cotidiano. Intitulada "O Barulho, a Percepção e o Novo Iluminismo", sua apresentação gerou debates sobre o impacto das ações humanas no planeta e a urgência de uma mudança de mentalidade para garantir a preservação ambiental.

Durante o evento, ao ser questionado sobre como lidar com a apatia das pessoas diante dos avanços ambientais em Sobral, o professor respondeu: "O florescimento é um processo silencioso, e nem todos possuem a sensibilidade necessária para percebê-lo." Ele ressaltou que não podemos mudar diretamente o modo de pensar dos outros. A conscientização é algo que nasce de um desejo interno e de um processo pessoal, que cada indivíduo precisa vivenciar por conta própria.

O Simpósio, que faz parte do módulo de extensão da pós-graduação em Gestão Ambiental Pública da UVA, encerrou com uma mensagem clara sobre a relevância da educação ambiental na formação de cidadãos mais conscientes. O evento reafirmou o compromisso das instituições envolvidas em promover iniciativas que busquem um futuro mais sustentável.