Em uma palestra realizada na tarde de quinta-feira (30/11) pelo coordenador de Modernização da Secretaria do Planejamento e Gestão, Lailson Oliveira, os alunos do Programa Jovem Aprendiz do curso de Assistente Administrativo do Senac conheceram o Sistema de Processo Administrativo Digital de Sobral (Proadi). A palestra integrou a disciplina Organização de Documentos Empresariais e a Importância do Protocolo.

A professora Valdenquele Arruda explicou que os jovens passam dois dias em aula teórica no Senac e três dias em aula prática em empresas parceiras. "Essa aula fala sobre a importância dos documentos, dos arquivos e como isso conta a história da empresa. Eles aprendem a como organizar arquivos e outras atividades cotidianas. O Lailson trouxe uma apresentação do cotidiano da Prefeitura".

Valdenquele conta ainda que foi importante o momento por destacar além da importância dos arquivos e da sustentabilidade e custos (como o de impressão e espaço físico). "O caso de sucesso da Prefeitura foi apresentado para os meninos, destacando os benefícios", ressaltou.

Durante a ocasião, foram apresentados os motivos da adesão ao novo sistema, como maior praticidade na gestão dos processos, erradicação da utilização de papel para instrução processual, maior segurança, melhoria da eficácia na prestação dos serviços públicos, entre outros.

O Proadi foi implantado no dia 31 de julho deste ano, possibilitando a movimentação dos processos administrativos da Prefeitura de Sobral de forma 100% eletrônica. No final da apresentação, os alunos puderam compartilhar suas experiências com processos, ofícios e digitalização, e tirar dúvidas sobre as iniciativas para melhorar a forma de organização administrativa no âmbito público.