A Secretaria da Educação de Sobral aderiu ao programa “Um por todos e todos por um”, promovido pela Controladoria Geral da União (CGU), e ao projeto "Educação e Cidadania", iniciativa do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). Nesta sexta-feira (13/08), às 11h, será realizada a cerimônia de entrega das cartilhas educativas dos projetos, na Escola Edgar Linhares, localizada no bairro Nova Caiçara.

Em Sobral, 43 escolas participarão. Os professores do 5º ano do Ensino Fundamental participarão de um treinamento na plataforma digital do programa "Um por todos e todos por um”, onde também terão acesso ao material didático-pedagógico.

O kit é composto pelo manual do professor, caderno do estudante com atividades, revistas em quadrinhos, inclusive no formato digital por meio de aplicativos (Play e Apple Store), jogos, tirinhas e ainda vídeos de animação, com a participação dos personagens da Turma da Mônica.

O material aborda de forma lúdica os temas relacionados à ética e cidadania, alinhados às competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Empatia, diálogo, autonomia, participação social, responsabilidade, integridade, cooperação, pensamento crítico e autogestão, estão entre os temas abordados nos materiais didáticos do programa.

Iniciado em 2009, o programa “Um por todos e todos por um! pela Ética e Cidadania!” , da CGU, visa despertar o interesse e a participação de toda a comunidade escolar no desenvolvimento das ações, proporcionando assim um processo de ensino-aprendizagem colaborativo.

O projeto "Educação e Cidadania", do MPCE, é uma ação preventiva de caráter permanente e continuado que tem como objetivo trabalhar conteúdos relativos à prevenção da corrupção, ao respeito ao próximo e aos bens públicos desde a infância.

Site dos programas AQUI

 

 

 

 

Facebook
YouTube