O município de Sobral obteve o primeiro lugar nos indicadores do Índice Sintético Final (ISF) do Previne Brasil do Norte e Nordeste e o terceiro lugar no ranking entre as cidades de 100 a 500 mil habitantes. O programa do Ministério da Saúde serve como parâmetro para o financiamento das ações na área de Atenção Básica a partir de sete indicadores estabelecidos.
Diante do resultado, a Secretaria da Saúde recebeu, nesta quarta-feira (24/08), uma comitiva do Ministério da Saúde, liderada pelo Secretário Nacional da Atenção Primária à Saúde, Raphael Câmara, para conhecer de perto as estratégias de trabalho das cidades que atingiram os melhores índices.
“Viemos aqui para parabenizar todos os profissionais da saúde e gestores da região, mas também para entendermos as estratégias que levam Sobral a esse lugar e com isso capitalizar essas estratégias para todo o Brasil”, disse o secretário.
Acompanhados pela gerente da Atenção Primária à Saúde (APS) de Sobral, Rogeriany Lopes, os visitantes conheceram as estratégias utilizadas no município para atingir os bons resultados. O período de análise dos dados refere-se ao 1º quadrimestre de 2022, nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril.
A coordenadora da APS, Larisse Araújo, ressalta o trabalho das equipes para atingir os indicadores. “A gente tem a equipe completa, temos 100% de cobertura e isso ajuda bastante. Nossa equipe de saúde bucal tem 92% de cobertura, o que ajuda bastante na avaliação odontológica. Nossas reuniões semanais com todos os gerentes que administram o trabalho, o fazer do profissional lá da ponta, isso tudo fez a diferença no nosso indicador”.
“Hoje é um dia histórico. Estamos muito felizes com o resultado alcançado. Isso é fruto de muito trabalho e cuidado com a população sobralense. Estamos com 100% de cobertura da Estratégia Saúde da Família, 100% das unidades estão informatizadas e utilizam o prontuário eletrônico do cidadão, realizamos monitoramento contínuo e capacitações para qualificação do nosso trabalho. Todos os profissionais da saúde estão envolvidos para a cada dia melhorarmos ainda mais”, finaliza a coordenadora.
Ao final da visita, a comitiva conheceu o Centro de Saúde da Família do bairro Sinhá Saboia para conhecer os espaços e as equipes que compõem a atenção básica de Sobral.